Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Vigilante patrimonial tem direito a aposentadoria ESPECIAL (jurisprudência do STJ).

adam.a.c.a.institucional@gmail.com

Publicado por Adam Telles de Moraes
há 5 anos

Saiba mais (#PensemosARespeito):

https://www.youtube.com/channel/UC6OPFX7a_ZRU96Vv7SfPLvA/featured

(*) STJ. Pet 10.679-RN, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, Primeira Seção, porunanimidade, julgado em 22/05/2019, DJe 24/05/2019.

(*) DIREITO PREVIDENCIÁRIO

TEMA Pedido de uniformização de interpretação de lei federal. Aposentadoria especial.

Vigilante. Caracterização de atividade especial. Com ou sem uso de arma de fogo.

Requisitos. Art. 57, § 3o, da Lei n. 8.213/1991. Período posterior ao Decreto n. 2.172/1997. Possibilidade. Exposição permanente, não ocasional nem intermitente. Necessidade de comprovação.

...

Para fins de aposentadoria especial, é possível reconhecer a caracterização da atividade de vigilante como especial, com ou sem o uso de arma de fogo, mesmo após a publicação do Decreto n. 2.172/1997, desde que comprovada a exposição do trabalhador à atividade nociva, de forma permanente, não ocasional, nem intermitente.

...

O art. 57 da Lei n. 8.213/1991 assegura expressamente o direito à aposentadoria especial ao segurado que exerça sua atividade em condições que coloquem em risco a sua saúde ou a sua integridade física, nos termos dos arts. 201, § 1o e 202, II, da Constituição Federal. Assim, o fato de os Decretos n. 2.172/1997 e n. 3.048/1999 não mais contemplarem os agentes perigosos não significa que não seja mais possível o reconhecimento da especialidade da atividade, já que todo o ordenamento jurídico, hierarquicamente superior, traz a garantia de proteção à integridade física do trabalhador.

Nesse sentido, a Primeira Seção desta Corte, no julgamento do REsp 1.306.113/SC, fixou a orientação de que, a despeito da supressão do agente eletricidade pelo Decreto n. 2.172/1997, é possível o reconhecimento da especialidade da atividade, desde que comprovada a exposição do trabalhador a agente perigoso de forma permanente, não ocasional nem intermitente. Seguindo essa mesma orientação, é possível reconhecer a caracterização da atividade de vigilante como especial, com ou sem o uso de arma de fogo, mesmo após a publicação do Decreto n. 2.172/1997, desde que comprovada a exposição do trabalhador à atividade nociva, de forma permanente, não ocasional nem intermitente.

...

Você é vigilante patrimonial?

Trabalha nessas condições a mais de 20 anos?

Busque sua aposentadoria!

Fale conosco!

E-mail: adam.a.c.a.institucional@gmail.com

#Advocacia

#PensemosARespeito

  • Sobre o autorCompromisso com os interesses dos nossos clientes...
  • Publicações233
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações133
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vigilante-patrimonial-tem-direito-a-aposentadoria-especial-jurisprudencia-do-stj/741088204

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)