Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ação de danos morais por abuso de liberdade de pensamento e liminar com tutela de urgência cautelar inibitória e específica? Jurisprudência. Crítica. Proposta.

    adam.a.c.a.institucional@gmail.com

    Publicado por Adam Telles de Moraes
    há 3 anos

    (...)

    Baixe o nosso aplicativo no seu celular ou tablet (Android 4.0 ou superiores e iOS) através do link a seguir:

    https://4403308.igen.app/

    (...)

    (*) CASO:

    O magistrado havia decidido liminarmente que Camila Franciulli de Toledo não usasse o nome, a voz ou a imagem da blogueira de moda Natalia Di Rocco Vozza Junqueira — a Nati Vozza. A proibição se estendia também à marca NV, que tem Nati Vozza como uma de suas embaixadoras.

    A influencer Camila Franciulli de Toledo apresentou contestação em que afirma que a marca NV é de titularidade de empresa da qual a autora não é sequer sócia. A ré também afirmou que a reclamante vive da exposição da imagem e que o processo é um ato de censura. Por fim, sustentou que fez postagens apenas em seu perfil privado no Instagram e que não criou o apelo "Raivozza", utilizado por pessoas em um vídeo, também no seu perfil.

    Ao analisar o mérito, o magistrado apontou que os autos deixaram "solarmente claro que a ré odeia a autora, móvel que a faz nessa disputa de egos extrapolar os limites da crítica aceitável e da liberdade sadia de expressão".

    O juiz afirma que a ré age com "alta intensidade de dolo", em uma verdadeira perseguição pessoal que atinge pessoas relacionadas a autora da ação. "Claro que a ré pode manifestar seu livre pensamento, só deve estar pronta para responder por seus atos: e a hora chegou", escreveu o julgador na decisão que condenou a influenciadora.

    (...)

    https://www.conjur.com.br/2020-nov-15/internauta-abster-citar-influenciadora-decide-juiz

    (...)

    (*) CRÍTICA:

    Mais uma vez aquele típico abuso de poder da autoridade judiciária no caso concreto que, violando o pressuposto formal incondicional da liberdade de pensamento e expressão, afronta cabalmente o postulado da intangibilidade da vontade humana e determina liminarmente, a título de tutela jurídica provisória de urgência cautelar que um dos sujeitos do processo 'se abstenha de se manifestar o nome e outras assertivas a respeito de sua desavença' no caso.

    >>>>> Caso ela simplesmente não queira?

    Isso não ensejará 'crime de desobediência a ordem judicial', pois a outras medidas processuais alternativas cabíveis a espécie (além do que seria descabido tamanha desproporção de medidas judiciais ao caso, considerando o histórico constitucional, legislativo e jurisprudencial garantista a respeito...).

    Caberá "multa processual" ("astreintes judiciais") no caso - como ocorreu no caso concreto, inclusive...

    (*) PROPOSTA:

    Não proíba aquilo que seja inviável fiscalizar de fato, devido a reserva do possível por meio das recorrentes medidas estatais existentes para tanto, sob pena de descredibilizar a atividade jurisdicional, a tornando socialmente ainda mais ilegítima, em violação ao postulado da vontade normativa e descumprindo a doutrina da máxima efetividade.

    >>>>> >>>>> APENAS determine a ASTREINTES JUDICIAIS LIMINARMENTE e determine que HAVENDO a REITERAÇÃO do DANO MORAL alegado, que a mesma incidirá e MAIS ASTREINTES, na proporção do binômio como critério de dosimetria aplicável a pena pecuniária ao caso.

    #SimplesAssim.

    #PensemosARespeito

    • Sobre o autorCompromisso com os interesses dos nossos clientes...
    • Publicações233
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações277
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-de-danos-morais-por-abuso-de-liberdade-de-pensamento-e-liminar-com-tutela-de-urgencia-cautelar-inibitoria-e-especifica-jurisprudencia-critica-proposta/1135947065

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)