Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz não pode condenar ninguém a 'se retratar publicamente' sobre o que fora dito! ABSURDO isso!

    adam.a.c.a.institucional@gmail.com

    Publicado por Adam Telles de Moraes
    há 3 anos

    (*) OBSERVAÇÃO:

    "Com o entendimento de que não pode haver excessos na liberdade de expressão que causem prejuízo à honra de outra pessoa, o 7º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a diretora do Brasiliense Futebol Clube a >>>>>'se retratar publicamente' e pagar indenização de R$ 7 mil por ter ofendido um árbitro de futebol."

    (...)

    Eu: trata-se de ato ilícito, a título de abuso do exercício de seu direito de liberdade de pensamento e manifestação por violação a honra objetiva da privacidade e da dignidade alheia, em violação a direitos personalíssimos que ensejam danos morais com fins punitivos ressarcitórios a título indenizatório?

    Claro! Sem dúvidas...

    ...

    Agora 'obrigar o condenado' a 'se retratar' - 'pedir por algo que ele não deseja fazê-lo'??!!

    ??!!

    Mas O QUÊ QUE É ISSO?

    Juízo de direito agora é o 'papai' ou a 'mamãe' do ofensor, e 'exerce 'poder familiar' para, por 'vias de fato', 'moldar o desvio de personalidade' do 'bebê', que 'está em formação'?

    Pessoal...

    Já ouviram falar em uma coisa chamada "intangibilidade da vontade humana"?

    O réu condenado pela prática de um ato ilícito, seja civil, administrativo ou penal, após seu trânsito em julgado deve, sim, ser condenado a responder por uma pena, seja ela pecuniária, restritiva de direitos ou privativa de liberdade para, seja por fins expiatórios ou reabilitatórios, 'pagar sua dívida com a sociedade'.

    Mas ser 'condenado' a 'pedir desculpas'?

    ??!!

    Não.

    Isso é ILEGAL!

    Transcende as nomas de responsabilização civil (art. 944, CPC), além do fato em questão ser atípico, devido ao "animus narrandi" a excluir qualquer conduta típica de eventuais crimes contra a honra.

    Isso é INCONSTITUCIONAL!!

    Não há nenhuma lei formal que o obriga nesse sentido, bem como o poder instrutório do juízo competente em condená-lo está limitado no seu livre convencimento em determinar obrigações de fazer ou não fazer, a título de tutela jurídica específica, mesmo que para fins mandamentais, coercitivos, indutivos ou sub rogatórios pois a liberdade de pensamento do indivíduo se trata de uma liberdade pública fundamental do condenado, quanto sua liberdade de consciência - algo que a constituição limita seus poderes estatais para tanto.

    Isso é ILEGÍTIMO!!!

    É anti-ético, não só sob a perspectiva subjetiva deontológica como ilógica sob a perspectiva objetiva universal pré existencial ética argumentativa, sendo uma verdadeira e ilegítima agressão a sua auto propriedade emocional e mental do ofensor que, em que pese juridicamente responsável para os demais fins legais indenizatórios e até mesmo penais, mesmo apesar de todo o elevado grau de reprovabilidade social de sua conduta o mesmo pode (sim) preservar seu 'direito a perversidade', na habitação de seus pensamentos a respeito de, apesar de todas as sanções, ainda se achar (e poder fazê-lo, sim!) como 'plenamente convicto' de que 'estava certo quanto ao erro cometido' e que 'se ache uma vítima da sociedade e do estado'.

    ...

    LAMENTÁVEL que (AINDA...) MUITOS integrantes do nosso judiciário sejam enganosamente tão 'arbitrários' em seus 'achismos' e não entendam os limites reais de seus poderes estatais perante a consciência do infrator da ordem social.

    (...)

    https://www.conjur.com.br/2020-nov-03/arbitro-futebol-indenizado-diretora-clube

    (...)

    #PensemosARespeito

    • Sobre o autorCompromisso com os interesses dos nossos clientes...
    • Publicações233
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações364
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-nao-pode-condenar-ninguem-a-se-retratar-publicamente-sobre-o-que-fora-dito-absurdo-isso/1122690412

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    STJ - O juiz pode utilizar presunções e regras de experiência para comprovar dano moral da pessoa jurídica?

    Petição Inicial - Ação Indenizaçao por Dano Moral

    Alfredo Monteiro, Auxiliar de Serviços Jurídicos
    Modeloshá 10 anos

    Petição de Acordo

    Robson Souto, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Ação Civil “ex delicto” - Modelo de petição

    Lucas Daniel Medeiros Cezar, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Locação de Imóveis Urbanos: prazo de 12 (doze) ou 30 (trinta) meses?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)